quinta-feira, 30 de junho de 2011

CRONOGRAMA CAPILAR

Você já teve a impressão de que por mais que você compre máscaras boas para hidratar seu cabelo elas parecem não fazer efeito?

Agora você vai saber o por que isso ocorre.


A fonte da pesquisa eu peguei da Comunidade Cabelos Cacheados da qual faço parte do quadro de moderadores, quem nos levou a dica foi o Ronaldo, e eu posso dizer que depois que comecei a fazer esse cronograma meu cabelo melhorou muito, por isso fiz questão de postar aqui as regras e dicas postadas por ele.


O tratamento sempre é feito nessas três Etapas: Hidratação (reposição hídrica); Nutrição, (reposição lipídica), e Reconstrução (reposição protéica).

NUNCA coloca-se proteína (Reconstrução Capilar) em um cabelo Ressecado e Desidratado. Primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja, óleos e manteigas de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme. Lembrando que na reconstrução o fio será selado mantendo por mais tempo os nutrientes dentro dele, agora se você reconstruir primeiro e fazer as outras etapas depois, esses nutrientes não irão penetrar com facilidade, por isso ocorre a impressão que não teve efeito (captou a falha? rsrs ) .


1° Tratamento Hidratação: Hidratar com creme de massagem capilar simples

2° Tratamento Nutrição: Manteiga de Karitê e Óleo de Girassol são uma boa pedida.

3° Tratamento Reconstrução Capilar; Exemplo de Linhas que podem ser utilizadas para reconstrução. O principal é que eles contenham em sua fórmula queratina, colágeno, creatina, cistina e vários outros ingredientes que fazem esse tratamento.


Resumindo:

Hidratação - Reposição Hídrica

- Aloe vera, figo, pêssego, andiroba, coquetel de frutas, etc.


Nutrição - Reposição Lipídica
- Manteigas em geral: cacau, karité, tutano, etc.
- Óleos: mamona, semente de uva, côco, etc.
- Proteínas do trigo, da seda, aveia, etc.
- Aminoácidos.


Reconstrução - Reposição Protéica- colágeno, creatinina, queratina, vitaminas, etc.


E quantas vezes devemos hidratar os cabelos na semana?

Se você lava 3 vezes na semana será ( Hidratar + hidratar + nutrir)
Se você lava 2 vezes na semana será ( Hidratar + nutrir)

Se você lava 1 vez na semana, pode tomar vergonha na cara e começar a hidratar pelo menos 2 vezes, a não ser que você não faça uso de nenhuma química e seu cabelo esteja em total harmonia aí sim você pode manter 1 vez, mas o melhor mesmo é 2 vezes viuuuuuuuuuuu.


Aí fica nessa sequência o cronograma

Hidratar + nutrir (1ª semana)
Hidratar + nutrir (2ª semana)
Hidratar + nutrir (3ª semana)
nutrir + reconstruir (4ª semana)

Dica:



Importante : Toda vez que você for fazer qualquer tipo de hidratação nos cabelos a ordem de lavagem é : shampoo + máscara + condicionador.

Porque o shampoo abre a cutícula do fio, a máscara hidrata e o condicionar vai fechar a cutícula mantendo os nutrientes dentro do fio por mais tempo.





Aqui esta um exemplo de como vcs podem montar um cronograma no calendario para não se perderem com as etapas.








Se você ficou com alguma dúvida em quais produtos comprar pode estar tirando com o próprio Ronaldo na Cabelos Cacheados que é fera no assunto, Aqui


ou consultar a lista de liberados para No poo ( produtos sem silicones insolúveis) que indica qual etapa a máscara pertence. Aqui



Fonte de pesquisa Comunidade Cabelos cacheados

26 comentários:

  1. Adorei seu Blog, está de parabéns !!!
    Como faço para me tornar uma seguidora ?
    Detalhe: Eu não sei qual o procedimento. rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa flor desculpe deixei passar sua postagem.

      clica em participar deste site do lado direito onde aparece as fotos de seguidores.

      bjos

      Excluir
  2. Eu lavo uma vez por semana, mas meu cabelo é mais que livre de química. Não lavo com mais frequencia porque passo chapinha e tenho medo de prejudicar meu cabelo submetendo ele ao calor mais de uma vez por semana. Como ficaria o cronograma, então, no meu caso? :/

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas mais não vi seu comentario, nem sempre aparece em ordem aqui as postagens e sempre perco algumas.

    No seu caso Ceciinha como vc usa chapinha seu cronograma pode ser com 1 reconstrução por mês... mais se atentando ao uso de produtos especificos para uso de secador, pq o calor tbm resseca.

    Eu indicaria vc a lavar 1 vez na semana então então vc trataria ele 4 vezes no mês ou seja.

    1ª semana = hidratar e finalizar com protetor termico.

    2ª semana= nutrir e finalizar com protetor termico.

    3ª semana = nutrir e finalizar com protetor termico

    4ª semana = reconstruir e finalizar com protetor termico.

    Lembrando que vc tbm pode usar aquelas mascaras noturnas, como da pantene, dove, natura etc.. pq vai ajudar a hidratar os fios mesmo secos, e vc apenas seca com o secador no dia seguinte, para não fritar eles com a prancha devido ao produto nos fios ok.

    Outra dica super boa é nada de reparador de pontas... pq a maioria são cheios de derivados de petroleo, o ideial seria vc usar oleo vegetal, como de coco ou argan nas pontinhas e um spray reconstrutor no comprimento, dizem que o da Seda.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. Se eu fizer o cronograma completo durante um mês (quatro semanas), quanto tempo depois eu posso fazer esse processo novamente, ou eu posso emendar um cronograma no outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc vai fazer sempre emendando um no outro, o que vai ocorrer é que vc começa a perceber as preferencias de seu cabelo e vai priorizar da sua maneira, eu por exemplo diminui as hidratações e estou fazendo mais nutrições e mantendo 2 reconstrução no mês pq meu cabelo necessita, se vc não usa processos quimicos nos fios pode manter 1 reconstrução por mês apenas e alternar entre hidratação, nutrição, umectação e ampolas.

      bjos

      Excluir
  5. Olá Danyzynha.
    Gostei muito do seu blog. Você está de parabéns!
    Pessoas como você ajudam muito.
    Vi o cronograma de hidratação capilar, eu e minha filha estamos fazendo.
    Mas queria saber se tem cronograma para pele do corpo e rosto:-Limpeza,tonificação,hidratação,rejuvenescimento, etc.
    como seria? E dê explicações de substancias e sugestões de marcas.
    Abraços!
    Fique com Deus e que Ele continue te iluminando sempre.
    Rute.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CLARO QUE SIMMMMM FLOR.

      Vou preparar um indice de cuidados com a pele e rosto, aqui tem ja algumas postagens sobre o assunto se vc não tiver lido vai gostar.

      bjos

      Excluir
  6. Oi Danyzynha, seu blog é maravilhoso!! Adorei.. Preciso de ajuda, fiz o BC (cortei beem curto)eliminando toda a parte que tinha quimica. Só que eu lavo todos os dias, não tem jeito não consigo domar a juba, gostaria de saber como usar o cronograma nesse caso. obrigada bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc faz 3 vezes na semana, as hidratações...

      eu tbm to com eles curtos devido a um péssimo corte no salão perto de casa.

      Para molhar eu to fazendo com spray nutritivo assim auxilio na hidratação dos fios na hora de molhar, fiz post sobre spray.

      bjos

      Excluir
  7. passe uma lista de produtos mais em conta ,efaceis de achar,pois na minha cidade nao tem quase nada....por exemplo..temos vizzage...natuhair...novex(mas nao gosto de alguns)elseve... pantene..dove..niely gold....vita seiva......entre outros....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. flor no link da lista de liberados tem uma lista imensa de varias marcas desde barata a caras, acho que fica melhor para vc pesquisar, embora o novex esteje sendo um dos meus favoritos agora como o mix de manteigas, abacate... faz assim poste o que vc tem em casa q te ajudo a montar e separar os produtos...

      Excluir
  8. linda ... na verdade estou começando agora e tenho poucas coisas...para hidratar,novex cauterizaçao polarizada(nao gostei muito)vita seiva tutano de bio bioex e karite..e so ... de pentear elseve colsgeno..natu hair..belos fios quiabo...e so bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok

      O Vita Seiva e Bio Biotex são nutrição por causa dos oleos, o elseven é reconstrução e esse novex cauterirzação tbm é reconstrução...

      Vc pode tentar alguma mascara de ceramidas que é facil de se achar tem potões da skala, frutis etc.

      Vc pode montar o cronograma com 2 lavagens por semana, e acrescentar a umectação com azeite de oliva 1 vez por semana tbm, ou qualquer outro oleo vegetal sem mineral...

      A umectação vc pode fazer nas 3 primeiras semanas e depois passar a fazer uma semana sim outra não.

      Já a reconstrução vc faz a cada 15 ou 20 dias ate sentir melhora e depois a cada 30 dias, a não ser que vc relaxe ou pinte os fios ai vc mantem a cada 15 dias.

      Excluir
  9. nao tingo e estou tentando parar de relaxar ja sao seis meses sem quimica ,,ahhh o vita seiva tutano de boi bioex e karite sao o mesmo produto,desculpe nao ter explicado direito..mas vita seiva e a marca;e os outros sao os componentes da mascara..mas uma vez desculpa e obrigada bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh ta kkk não tinha assimilado pq entendi que eram 2 kkk.

      Então mantenha a reconstrução a cada 15 dias nas 3 primeiras e depois 1 vez por mês, pq como vc ta recuperando ele é bom fortalecer...

      Excluir
  10. deixa ver se entendi ,ele e pra reconstruçao serto??entoa me explica como saber se o creme e hidrataçao ou nutriçao..ja li varios post mas nao aprendi a reconhecer...obrigada grata..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seguinte essa tabela:

      Hidratação - Reposição Hídrica
      - Aloe vera, figo, pêssego, andiroba, coquetel de frutas, etc.


      Nutrição - Reposição Lipídica
      - Manteigas em geral: cacau, karité, tutano, etc.
      - Óleos: mamona, semente de uva, côco, etc.
      - Proteínas do trigo, da seda, aveia, etc.
      - Aminoácidos.


      Ou seja tdo que tiver manteigas ou oleos e proteina do trigo é nutrição... e hidratação é mais ceramidas, e outras frutas não oleosas.

      Excluir
  11. ahhh pra nao confundi eu sou a anonima dos outros post...nao conseguia assesar con minha conta bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Danyzynha tudo bem?
    Eu tenho uma filha de 13 anos, ela queria muito fazer progressiva no cabelo para reduzir o volume( o cabelo dela era meio ondulado, e um pouco cheio), dai deixei fazer, comprei o produto Progressiva da linha PH ORGANIC DA MANGA ROSA SEM FORMOL, levei no salão e a cabedeleira passou,até ai tudo bem ficou ótimo, isso faz 03 meses, mas ela não cuida bem do cabelo, voce sabe né, muito nova, eu trabalho o dia inteiro chego em casa só a noite,então eu acabo lavando o cabelo dela uma vez por semana, não deixo ela lavar sozinha, pois ela tem o cabelo grande e não lava direito, preciso que voce me ensine como fazer este cronograma para o cabelo dela, pois ele esta meio seco com a raiz oleossa, fica estranho, comprei para ela o kit pós progressiva da bio ESTRATO, mas acho que não esta legal, por favor me ajude,

    Beijo já sou tua fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor então o primeiro passo é vc separar tdo que tiver de produtos p cabelo em casa e ir separando o que é hidratação,nutrição e reconstrução seguinto a tabelinhas que postei.

      Depois vc vai decidir qtas lavagens na semana ira fazer 2 ou 3 vezes e seguir a tabela q expliquei da ordem... no caso dela é necessario fazer reconstrução 2 vezes no mes ou seja a cada 15 dias certo.

      Depois vc pode fazer spray nutritivos que ajudam muito como eu ensinei aqui no blog tbm....

      E por ultimo umectação com oleo vegetal que tbm tem aqui no blog...

      Fazendo isso em 1 mes vc vai notar diferença... duvidas é so dizer...

      Excluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Oie, eu pinto o cabelo de azul e aliso ele uma vez por semana, por isso só lavo ele uma vez por semana, pois caso eu lave mais vezes a tinta sairia mais rápido e eu teria q alisar mais vezes,o que acho que seria prejudicial. Então queria saber como eu poderia fazer meu cronograma (hidr.+nutr.+rec.) lavando apenas uma vez por semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode fazer semanal

      hid, nutri, nutri, reconst 1) mes
      hidr, umect, hid, reconst 2) mes

      usa spray com aminoacidos no meio na semana borrifando nele escovado msm antes de retocar com a prancha, sei q o da niely tem e depois o protetor termico p não prejudicar o fio.

      e assim por diante

      Excluir
  15. ameeeeei seu blog!! vou fazer meu BC agr no final do ano, meus cachinhos estao com 10c fora o fator encolhimento q fik d 4 a 3c rs... aff.. estou meio com medo, entretanto n me falta a fe para passar a tesoura rs..
    kiss kellen negah!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai gostar, eu passei por um bc quase forcado kkkk o cabelereiro cortou demais as camadas ai encolheu ficou tipo curtissimo kkkk agora ja cresceu.

      Excluir