quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cuidados com a pele masculina

A pele masculina, devido diferenças hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pêlos. No entanto assim coma a feminina ela é classificada em normal, oleosa, seca, mista e sensível.

A espessura dos pêlos da face é a principal diferença entre homens e mulheres. Estes pêlos são estimulados pelos hormônios androgênicos (masculinos) e são mais grossos e densos na região do bigode e da barba. A presença desta pilificação é uma diferença fundamental entre o sexo masculino e feminino, pois os mesmos precisam ser cortados constantemente. Também devido a existência destes pêlos pode ocorrer encravamento e folicute que é a infecção local.


A seguir alguns cuidados diários que contribuem para a saúde da pele masculina.


Limpeza


A pele elimina permanentemente sebo e gorduras, além do suor, formando uma película de proteção. Esta emulsão é fundamental para a lubrificação e proteção da pele. A glândula sebácea é uma estrutura localizada na derme que tem como função a produção de sebo, qual desemboca na superfície cutânea. Quando as mesmas produzem mais sebo do que é necessário, a pele se torna oleosa ou seborreia.

Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas.

Usar apenas água não e o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.

A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento anti envelhecimento.

  • Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados:

géis, (leites ou loções de limpeza sem óleo).

Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele (e o chamado "efeito rebate").


  • Homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.


Hidratação


Tanto a pele feminina como a masculina necessita de uma hidratação com cremes específicos para cada tipo de pele como citamos nesta postagem aqui.

E o protetor solar também é indispensável para os homens, pois sabemos que o excesso de exposição aos raios solares envelhecem a pele deixando-a com aspecto ressecado.


Veja agora alguns problemas específicos da pele masculina:


Acne

A acne é causada pelo entupimento e inflamação dos poros, ela ocorre quando a glândula sebácea que é estimulo do pêlo, produz muito sebo (suor natural da pele), levando ao aparecimento de cravos, espinhas e ate cicatrizes.


O que você deve fazer para amenizar o problema?

- Existem produtos específicos para a pele acneica para limpeza, tratamento, gel secativo e até remédios para tratar o problema, mas todos devem ser recomendados/receitados por um dermatologista.


O processo de Barbear


O pêlo protege a pele e o ato de barbear funciona como uma massagem diária que previne o envelhecimento.

Os princípios ativos mais utilizados são aqueles à base de ácidos, calmantes e antioxidantes. Ácido glicólico, ácido retinóico, isotretinoina, retinol, são inteiramente para evitar o encravamento e a foliculite.

Os produtos à base de Cetoconazol também interessam para acalmar e evitar a seborréia. Azuleno, alfa busabolol antiinflamatório e hidratantes não oleosos são importantes para evitar irritação.

O ato de barbear é um dos mais importantes na rotina do homem contemporâneo. Proporciona uma boa aparência e sensação de bem - estar!

Porém, é um processo agressivo para a pele, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade. O tipo de pêlo também influencia no resultado: Possuem características diferentes de espessura e formato que favorecem mais ou menos o encravamento.

Este processo pode levar a uma infecção chamada Foliculite Persistente. Esta se caracteriza por avermelhamento, dor e formação de pus. A foliculite nada mais é do que a inflamação e infecção do folículo pilo sebáceo devido a encravamento e trauma.


Todos os passos para o ato de barbear são importantes, desde a preparação da pele até a finalização.

• Limpeza cuidadosa, com produto adequado, enxaguando e secando bem o local.

Em seguida aplicar um produto de barbear, também adequado ao tipo de pele, amolecendo os pelos, facilitando o deslizar da lâmina e diminuindo a irritação da pele.


Veja abaixo algumas opções/versões dos 3 tipos de preparos de barbear que hoje existem no mercado: Creme, Espuma e Gel. A Gillette possui versões adequadas para os diferentes tipos de pele de cada um deles.


• Creme Tudo - Possui componentes que ajudam o deslizar da lâmina e devem ser aplicados com pincel de barbear.

• Espumas - Possuem ingredientes hidratantes e calmantes. Lubrificam e protegem a pele, abrindo os poros e facilitando o deslizar da lâmina. Reduzem a irritação e existem versões adequadas para cada tipo de pele.

• Gel - Possui sistema anti-frição que facilita o deslizar da lâmina. Amacia e lubrifica a pele para um barbear mais recente e suave. Versões adequadas para diferentes tipos de pele.


Passo a passo para uma barba perfeita:


1. Prepare a pele antes do barbear. Esteja com a pele limpa antes de iniciar o processo, lave bem o rosto e use um hidratante ou outro produto específico para amaciar os pêlos;

2. Colocar uma toalha morna umidificada no rosto ajuda abrir os poros. Depois do banho também é um bom momento e tem o mesmo efeito;

3. Se engana quem acha que é só colocar a espuma no rosto e começar a barbear. Deixe ela agir por um minuto. Enquanto isso faça alguns movimentos circulares preparando a pele, isso faz a diferença, sim;
4. O ideal é começar pelas costeletas, depois a face e pescoço, ao redor da boca e por último o queixo. Não sei se vocês reparam, mas ali os pêlos são mais grossos e demoram a amolecer;

5. Esticar a pele ajuda a evitar cortes. Com uma mão você segura o barbeador, com a outra estica;
6. Não seja grosso, nem apressadinho para fazer a barba. Controle os movimentos, não force a lâmina sobre o rosto. Movimentos curtos sempre;

7. À cada passada no rosto, lave a lâmina com água morna;
8. Quando estiver para finalizar, lave o rosto e veja se alguma região não ficou com alguma falha. Se houver necessidade, passe um pouco do creme de barbear novamente na região;

9. Quando sentir que o rosto está lisinho e pronto, lave com água fria para fechar os poros. Na hora de secar, não esfregue a toalha, seque levemente com leves toques;
10. Finalize com uma loção pós-barba. Ela ajuda a não irritar a pele. Se a pele for sensível evite usar bronzeador, protetor solar logo em seguida ao barbear. Para os nadadores saibam que o cloro e o sal também agridem a pele no dia. E o ideal é não fazer a barba no final de semana deixando o rosto descansar nesse período!


Barbear

O cuidado diário com a pele passa pela limpeza, hidratação e fotoproteção. Porém à par disto há inúmeros ativos anti-envelhecimento que podem e devem ser utilizados, tais como: Ácidos, antioxindantes e Neuro Cosméticos.

Estes produtos devem ser utilizados à noite alternadamente, sendo espalhada com camada fina por todo o rosto.

Hoje o homem pode procurar cuidados especiais como o Peeling, preenchimento, toxina botulínica, cirurgia plástica entre outros.


Espero que tenham gostado dessas dicas para que você, homem, tenha a pele sedosa e macia para nós mulheres rsrsrs tô certa ?

Bjos ;)

5 comentários:

  1. Olá, Danny td bem ? Pôxa vida, gostei das dicas, confesso que tinha algumas dicas de como cuidar melhor de meu rosto após a barba, minha pele parecia que esticava e ficava estranha, mas agora com suas dicas de como cuidar melhor da pele após a barba, tenho a plena certeza de que vou deixar meu rosto mais macio e lisinho após me barbear e muitos homens também vão gostar de saber essas coisas para tratar melhor nossa pele. Parabéns pela iniciativa de nos ajudar a cuidar melhor de nosso rosto.
    Deus abençoe, bjs.
    Osmar.

    ResponderExcluir
  2. Dany,
    Pelo que percebi a pele masculina tem as mesmas características da feminina, o diferencial e que provoca mais irritação é realmente a bendita barba!
    O Nego lá de casa usa Benzac depois de fazer a Barba e eu sempre que estou por perto faço uma limpeza de pele e aplico uma máscara calmante para ajudar a aliviar a agressão da lâmina de barbear.
    Adorei as dicas do post!
    Boa Noite Pra Ti!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários, que bom que estejam gostando das materias. Eu tbm faço limpeza no meu marido, estou negociando uma foto dele aqui durante os tratamentos, rsrsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa quanta informação, aprendi muito... Parabéns pela iniciativa... Nós do público masculino, agradecemos... Abraço...

    ResponderExcluir
  5. Eu que agradeço, e fique de olho que terá mais em breve.

    Bjos

    ResponderExcluir