sexta-feira, 25 de maio de 2012

ACNE


Doenças da PeleAcne (Cravos e espinhas) 

O que é ? 

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. 

A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres que muitas vezes é devido a sindrome do Ovario policistico.

As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. 


O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas). 

 

Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas). 


Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
 





Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.



Tratamento


O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas. 

A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas. Em casos de acne muito grave deve ser orientado por um médico dermatologista que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso. 

Não use remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao seu tipo de pele. A duração do tratamento é longa, geralmente nunca é menor do que seis meses, portanto, paciência. Esclareça suas dúvidas com o dermatologista que o acompanha, ele sempre poderá ajudá-lo. 

É importante saber que algumas pessoas apresentam melhoras com certos medicamentos e outras não. Por isso, pode ser que seu médico precise trocar a sua medicação caso o tratamento inicial não esteja surtindo efeito para o controle da doença.

Princípios ativos anti-acneicos:

Esfoliantes Físicos: Apricot Kernel, Microesferas de polietileno, sílica (adsorve a oleosidade da pele).

Esfoliantes Químicos: AHA (alfa hidroxíácidos), peróxido de benzoíla,resorcina, ácido azelaico (clareador), ácido salicílico (queratolítico)

Adstringentes: Extratos de agrião (anti-seborreico), bardana, enxofre (queratolítico e queratoplástico), alecrim, hamamelis.

Antiinflamatórios: Camomila (calmante), azuleno (cicatrizante), própolis(antimicrobiano), alfa bisabolol (antibacteriano).

Anti-sépticos: Calêndula (anti-inflamatório e regenerador epitelial) triclosan,sulfato de zinco (adstringente), Melaleuca (antibacteriano).

Calmantes: Alantoína (regeneradora e queratolítica), ácido glicirrízico (antiinflamatório e descongestionante), aloe vera (anti-inflamatório, cicatrizante,hidratante).


CUIDADOS QUE SE PODE SE TER EM CASA


1. Aplicar Sabonete Líquido com propriedades bactericidas e antiinflamatórias.Utilizar algodões pré-umedecidos e Higienizar suavemente sem irritar a epiderme. Retirar da mesma forma com algodões umedecidos.

2. Tonificar com Loção com propriedades adstringentes, antiinflamatórias e calmantes, afim de, estabilizar as secreções sebáceas e controlar a oleosidade excessiva. Utilizar algodões pré-umedecidos tonificando toda a face.

3.  Gel secativo que possui ativos cicatrizantes, antiflamatorio e secativo.


Uma marca que gostei muito dos resultados foi a Extratos da Terra, a qual trabalho para atendimeto a meus clientes. Além de ter otimos resultados o preço é bem acessível.




E não se esqueçam quem tem acne deve usar FPS para evitar manchas causas pelo sol nas lesões.

Duvidas é so postarem

bjos 

2 comentários:

  1. Seu blog é lindo, parabéns!! Já estou te seguindo =))

    Convido suas leitoras a participar do sorteio do meu blog e conhece-lo :

    http://toobege.blogspot.com.br/2012/05/primeiro-sorteio-do-blog.html

    Beijinhoooos ;**

    http://toobege.blogspot.com.br

    ResponderExcluir