segunda-feira, 21 de maio de 2012

Você realmente esta protegida dos Raios solares UVB e UVA?

Boa tarde meninas, venho hoje com um assunto muito importante que acredito que muitas pessoas ainda não tenham o conhecimento. Recentemente foi implantado pela associação de Saúde uma norma informação que deverá conter nos protetores solar daqui a frente... essa norma é Europeia e esta sendo vista por vários países como essencial para o bem estar e saúde.

Vamos há algumas explicações antes.

Raios UVA e UVB: São raios ultravioletas  visíveis que atravessam a camada de ozônio. Cerca de 95% são de UVA, responsável pelo fotoenvelhecimento da pele, e aparece na mesma intensidade o dia todo. 

Já o UVB causa a vermelhidão, tem ação imediata e é mais intenso entre 11h e 15 h. Por isso temos de utilizar o filtro solar com as duas proteções.

Porém é importante ressalvar que os raios UVA e UVB ajudam nosso organismo a produzir vitamina D, (A vitamina D é muito importante para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos) por isso se você tomar sol no período da manhã estará ajudando seu organismo, por isso os médicos recomendam deixar os neném tomando sol da manhã.

FPS: Fator de Proteção Solar protege dos rios UVB e UVC e não tem relação com os raios UVA. O numero indica o tempo necessário para se bronzear. Por exemplo, com um produto FPS 15, você levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que se estivesse sem proteção alguma, e quando o FPS 30 leva 30 vezes mais tempo de exposição.

PPD: termo inglês Persistent Pigment Darkening ( Escurecimento persistente de pigmentos) que nada mais é que manchas na pele ou seja fotoenvelhecimento. O PPD protege contra os raios UVA que provoca bronzeamento tardio, para que você esteja realmente protegida (o) ele teve conter 1/3 do fator do FPS; exemplo se seu FPS for 15 ele deverá ter PPD 3.

Algumas empresas utilizavam antes o sinal de 3 a 4 cruzes ++++ para indicar a proteção contra o UVA, porém viram que algumas dessas empresas mentiam sobre a quantidade desse fator, por isso que hoje deve-se conter na embalagem a porcentagem do PPD que seria 1/3 do FPS como sitei a cima.

Ai me pergunto caramba tinha que ser a Europa para trazer esta norma? poxa o Raios solares lá são menos intenso e aqui no Brasil a gente falta fritar andando na rua, para vocês verem como estamos atrasados em tudo né, ou isso seria uma tentativa de fazer com que nós Mulheres Brasileiras envelhecemos mais rápido que as Europeias? kkkkk (brincadeira)...

A questão é que isso é uma informação muito importante, afinal no meu ponto de vista toda mulher quer estar protegida não só de câncer de pele como do envelhecimento precoce causado pelo excesso de sol tambem né !  Por isso meninas vamos a dica para você saber como escolher um bom protetor solar.

Danos causados a pele pelo excesso de Raios Ultravioletas UV

UVA: Fotoenvelhecimento da pele (surgimento de linhas de expressão) Esses raios são constantes durante o dia todo inclusive a noite.

UVB e UVC: Cancerigino e causa queimaduras na pele ( Câncer de pele) são frequentes entre as 11hs e 15hs


Tabela de porcentagem na proteção Solar







Tabela de Indicação MINIMA de proteção Solar ( Esse é o minimo que seu tipo e caracteristica de pele deve usar)







Algumas marcas que pesquisei que já possuem o fator PPD na composição.









Eu uso o da Extratos da Terra com o FPS 40 e PPD 13, o legal dessa linha que vc ja trata as linhas de expressões junto com proteção contra Raios Solares e não deixa oleosa a pele.

Já o da Racco nunca usei, mais analisando pelo fato dele só conter as 4 ++++ não quer dizer que tenha a porcentagem de proteção contra UVA correta. Como gosto muito da marca também fica o alerta para a empresa reformular as proximas embalagens e colocar o PPD e sua quantidade.

Bjos espero que tenham gostado do alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário