segunda-feira, 23 de julho de 2012

CELULITE SAIBA COMO AMENIZAR E TRATAR EM CASA





A Celulite é um dos fatores que mais preocupam as mulheres nos dias de hoje. Denominada cientificamente de Lipodistrofia Ginóide (LDG), ela atinge principalmente as mulheres e é desencadeada por fatores hormonais (excesso de estrogênio) associados a fatores endógenos e exógenos, como circulação deficiente, hábitos alimentares inadequados, herança genética, consumo de álcool e cigarros, sedentarismo, etc.
A diferença entre obesidade, gordura localizada e LDG, é que as duas primeiras são quantitativas, com aumento do volume do tecido adiposo, enquanto na LDG estão envolvidos aspectos que causam alterações não só em nível de tecido adiposo, como também na microcirculação e na estrutura da derme. Com isso, os tecidos passam a reter líquidos e a acumular toxinas. Quanto mais líquido e toxinas retidos, mais a pele fica com o aspecto de “casca de laranja”, característica estética principal da celulite.
Para que o profissional de estética ou massoterapia possa desenvolver um trabalho eficaz no tratamento da celulite, o primeiro passo que se deve tomar é realizar o diagnóstico correto do estágio da celulite da cliente. Para ajudar-lhe nesse processo, estamos disponibilizando abaixo uma descrição detalhada sobre os principais estágios da celulite.


Estágios da Celulite:




Normal (Sem Celulite)

• Tecido adiposo é ricamente irrigado. 
• As células adiposas são de tamanho e forma normais.
• Os vasos são eficientes e apresentam tamanho normal.
• Não existe edema.
• Termografia normal.


Grau I
• Aumento de volume das células do tecido adiposo.
• Circulação normal, apenas com discreta dilatação das veias do tecido adiposo.
• Na termografia, constata-se um aumento da temperatura provocada por edema e hipermeabilidade dos capilares sangüíneos.
• É necessária a avaliação do profissional para detectar este estágio.
• Recuperação nesse caso é total.


Grau II
• Células adiposas mais cheias, inclusive as da camada mais profunda
• Apresenta um certo grau de fibrose.
• Há a alteração circulatória devido ao aumento do volume das células, represando o sangue e a linfa e dificultando a eliminação das toxinas.
• Já se observa irregularidades à palpação na pele.
• Não há presença de dor.
• Na termografia, constatam-se edema e estase sangüínea, apresentando aumento da temperatura da área afetada.


Grau III
• As células continuam aumentando de volume.
• Desordenamento dos tecidos e aparecimento de nódulos profundos, vistos como irregularidade na superfície da pele.
• Aparecimento de fibrose (endurecimento do tecido de sustentação)
• Circulação cada vez mais comprometida, com aparecimento de microvarizes e pequenos vasos.
• Ocorre a sensação de peso e cansaço nas pernas.
• Na termografia, constatam-se estase venosa e edema.



Grau IV

• Inchaço desordenado das células adiposas é acentuadoTecido de sustentação se torna endurecido (fibroesclerose).
• A circulação de retorno se torna comprometida.
• A celulite é dura e a pele fica lustrosa, cheia de depressões e com aspecto acolchoadoAs pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e a sensação de cansaço torna-se presente.
• Na termografia, constatam-se os aspectos anteriores já descritos e surgem os buracos negros, que são regiões de circulação deficiente.

Ativos Cosméticos para tratar:

Como se caracteriza pela retenção de líquidos e toxinas no corpo, a principal forma de tratar a celulite é através da aplicação de Drenagem Linfática ou uso de aparelhos específicos. Entretanto, todos os tratamentos escolhidos devem ser associados a princípios ativos que estimulem a circulação e o retorno venoso. Vou colocar alguns nomes dos mais fácil de serem encontrados nos dermocosméticos de hoje.

Centella Asiática
Possui propriedades antiedematosas e bioativantes. Ativa o metabolismo geral do organismo. Apresenta ação vaso protetora, auxiliando no tratamento da celulite e no combate de gordura localizada em nível de abdome, quadris, coxas, joelhos e tornozelos.

Cafeína 
Estimula a lipólise (quebra de moléculas de gordura), diminuindo o tamanho dos adipócitos.

Arnica
Atua especificamente no sistema capilar linfático e venoso.  Possui ação estimulante, tônica e drenante.

Extrato de ginko biloba
Antioxidante que melhora a oxigenação e nutrição do tecido. Melhora a circulação local e diminui o aspecto "casca de laranja". 


Tratamento em casa

Primeira coisa que se tem que ter em mente é, se a celulite é causada pelo excesso de liquido retido no organismo, temos que cortar ao máximo tudo aquilo que causa retenção, como alimentos gordurosos, refrigerantes, excesso de sal nos alimentos, porém dentre esses a celulite pode ser causada também pelo uso de anticoncepcional e fator genético, além é claro do uso continuo de roupas muito apertadas, que só vão dificultar ainda mais o quadro da celulite.

Então mesmo que você tenha fator genético você pode amenizar a aparência na pele.


Lembrando que essas dicas trará melhor resultado na aparência dos graus I e II, já os graus III e IV é indicado fazer tratamento estético com drenagem linfática entre outras técnicas, por se tratar de um acumulo maior de gordura e liquido local.

Levando em consideração que qualquer tratamento que vamos fazer para tratamento corporal é necessário fazermos uma esfoliação antes para retirar toda a camada córnea morta da pele, com isso facilitamos a permeação do produto.

Na primeira semana você deve focar apenas nesses dois passos:

1º Esfoliar
2º Hidratar

Na segunda semana já iniciamos o tratamento

1º Esfoliar
2º aplicar fluido lipotérmico que auxiliar na ativação da circulação local
3º Aplicar creme ou gel com princípios ativos citados acima 


Você pode aplicar o fluido e creme duas vezes ao dia todos os dias, assim terá uma resposta muito mais rápida e satisfatória. Sempre comece trazendo de baixo para cima com leves bombeamento, não adianta apenas fazer massagem com movimentos circulares você tem que estimular esse liquido a subir para os canais de filtração que tomos por todo corpo.

A Extratos da Terra vende um kit para cuidados home care muito bom, eu já testei esse em atendimentos e tive bons resultados.

Embora a Avon também tenha um produto para esse tratamento, eu não gostei muito não dos resultados apenas de ter gostado do aplicador com as bolinhas apenas; temos que ter uma coisa em mente, não existe produto melhor que das empresas que trabalham com cuidados estéticos, ou seja produtos de revista nem sempre funcionam por que possuem uma quantidade pequena de ativos; o melhor é sempre procurar linhas de home Care profissionais, pois os produtos são desenvolvidos para dar continuidade aos tratamentos realizados por profissionais da Estética.


Além desses dois exemplos que citei existem outras marcas tão boas quanto, o importante é você observar os ativos que ele contém.

Espero que tenham gostado.

Bjos











19 comentários:

  1. Mais fácil me tratar com vc qdo eu chegar no Brasil!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Olá
    li seu post e gostei muito dele.
    Só tenho uma informação que não sei se ajuda ou não.
    Sou estudante de estética e de acordo com o que conheço, a Celulite mesmo sendo "invisível" já é considerada grau I. A pele tem aspecto normal mesmo quando "tracionada".
    Daqí em diante de acordo com a aparência dela aumenta o grau.

    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim flor mais ela só não é incluida no Grau I ainda... pq é considera normal.. até nenem tem celulite devido ao tamanho de celulas adiposas em certas regiões.

      Gostei poste mais vezes para trocarmos informações, tbm estou cursando estética e é sempre bom ter contatos pois a gente sempre aprende mais umas com as outras, afinal o que uma aprende como dica pessoal de um professor sempre é valido para outros profissionais.

      bjos

      Excluir
  3. Qual o melhor produto( creme) na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoro a linha da extratos da terra pq tem preço acessível e são ótimos produtos eu uso para atendimento. Existem varias marcas boas, porém gosto de indicar as que eu teste e gosto do resultado para uso em casa...

      tem esse que é um pouco mais caro porém ótimo tbm
      http://www.extratosdaterra.com.br/produtos/home-care/corporal/anticelulite/lipofeme/


      esse mais acessível

      http://www.extratosdaterra.com.br/produto/vitta-hiperemim-creme-de-masagem-lipotermico-180g/

      Excluir
  4. tenho celulite grau IV e nao sei que produto usar, pra tentar anenizar a aparencia. me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom esse grau é o mais serio, e vc precisará de uma profissional para quebrar essas moléculas de gordura, porém até vc poder consultar uma.. Faça esfoliação a cada 15 dias na região, borrife um fluido e passe um creme depois... vc pode procurar essa linha da extratos é muito boa eu indico e tem custo baixo.

      Excluir
  5. tenho muita celulite, nao tenho tempo para malhar, nem me cuidar muito, por conta do trabalho e dos filhos, nao sei o q fazer com tantas celulites, quase nao uso short, por conta disso. por favor me de dicas para diminuir elas. fico esperando sua resposta. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dou a mesma dica que falei para amiga acima.....

      Se vc achar viavel comprar esse massageador aqui vale a pena http://images.maquinadevendas.com.br/produto/83304_134369_20110329161815.jpg

      use o fluido + gel ou creme da extratos, eu uso e gosto do resultado ;)

      Excluir
  6. Tenho 14 anos e minhas celulites são visiveis, fazer exercicios como agachamento pode piorar a aparência das celulites????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So se ocorrer um alto grande de massa nas coxas, o q pode lhe causar ate estrias, o ideal é vc usar um creme p celulite e hidratar bem as pernas.

      Excluir
  7. desde meus onze anos ja tenho celulite isso e normal??????????

    ResponderExcluir
  8. Sim como disse na postagem até bebe tem!

    É só tratar usanso cremes, se alimentando corretamente e bebendo muita água.

    ResponderExcluir
  9. Quanto tempo eu tenho q dar pra cada esfoliacao

    ResponderExcluir
  10. "Pra quem quer saber mais sobre Celulite, recomendo esse ebook GRATUÍTO sobre um método de um especialista americano.

    Segui as dicas e em menos de um mês já consegui notar uma mudança. Nele você encontra informações sobre o que é a celulite e suas causas. Também aprendi coisas que eu achava que fazia certo mas na verdade só piorava, além de dicas de dieta e exercícios especiais para acabar com a Celulite.


    Abs

    ResponderExcluir
  11. Realmente a celulite é um mal terrível e nem sempre é fácil reduzir a celulite.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho lutado muito com a minha celulite. Mas todas as tentativas para remover a celulite ter sido sem sucesso. Eu li um monte de dicas e técnicas, mas ainda não me deu o resultado desejado.
    http://emagrecimentoonline.com/o-livro-emagrecer-de-vez-funciona-como-e-onde-comprar/

    ResponderExcluir
  13. Também tenho lutado contra a minha celulite e desde que comecei a comer com mais qualidade e a fazer algum exercício tenho notado menos celulite.

    ResponderExcluir