segunda-feira, 22 de abril de 2013

LAVANDO OS FIOS COM VINAGRE DE MAÇA E CONDICIONADOR


Parece meio duvido mais eu fiz e aprovei, recentemente vi em um dos grupos para cachos do face que a mistura de vinagre de maça com condicionador tinha função de higienizar o couro cabeludo. Então pesquisei um pouco mais e vi que o vinagre de maça possui um ph entre 2,8 a 3 o que é compatível com o do couro cabeludo que deve ser acido para que não haja proliferação de microorganismos. Deduzindo então que o vinagre tem efeito anti-inflamatório e antibactericida explica-se a questão de higienização do couro.

Existe um dialogo do vinagre de maça tbm fechar as cutículas dos fios, e com esse intuito muitas fazem a mistura de 100ml ou 250ml de água para 1 colher de vinagre de maça e borrifam nos fios.

Essa mesma mistura eu tbm pesquisei e vi que é indicado para quem faz procedimentos químicos como relaxamento e tintura, pois ele ira ajudar no fechamento das cutículas e dar brilho aos fios, bom todas essas dicas são verdadeiras.

Mais ai a questão da lavagem fica meio confusa, pois se ele fecha a cutícula dos fios na lavagem, como vou hidratar os fios? Tive de pedir ajuda ao nosso querido Ronaldo que me disse que esse selamento não é imediato e sim gradativo. 

É uma questão de analise da tabela de ph do fios onde a escala acida (abaixo de 7) fecha as cutilas enquanto as alcalinas ( acima de 7) fecham.

Estou fazendo um resumo bem simples e pratico para explicar a vcs essa questão de PH e para nós quimicamente tratadas é um achado.





Bom eu fiz o teste e realmente limpa o couro cabeludo, eu tenho tendencia a caspa por ter a raiz oleosa então posso afirmar que ele limpa mesmo, do contrario não poderia usar, porém a indicação é que deve ser feito a cada 15 dias, embora eu tenha feito o teste o no meu cabelo 1 vez na semana e não tenho notado ressecar não.

A mistura é:


  • 3 colheres de condicionador sem silicones insolúveis ( porem testei com condicionador normal e tbm deu o mesmo efeito)
  • 2 colheres de vinagre de maça



Você mistura e aplica somente no couro cabeludo com os dedos e vai massageando, depois de alguns segundos massageando vc nota que a sujeita desprende e sai facilmente no enxague, e na hora de enxaguar o restante da mistura acaba que limpando o comprimento dos fios.

Eu estou fazendo cronograma com lavagens 2 vezes na semana pq não consigo mais tempo p fazer 3 vezes como era de costume antes, então aos sábados eu aplico essa mistura e nas quartas eu apenas aplico condicionador no comprimento dos fios e vou enluvando e desembaraçando com os dedos.

Façam o teste e vejam que realmente funciona, isso serve para aquelas que querem abrir mão do shampoo, vc pode alternar entre um shampoo sem sulfato e essa mistura, assim seus fios ressecam menos.

Espero que tenham gostado.

bjos