segunda-feira, 22 de abril de 2013

LAVANDO OS FIOS COM VINAGRE DE MAÇA E CONDICIONADOR


Parece meio duvido mais eu fiz e aprovei, recentemente vi em um dos grupos para cachos do face que a mistura de vinagre de maça com condicionador tinha função de higienizar o couro cabeludo. Então pesquisei um pouco mais e vi que o vinagre de maça possui um ph entre 2,8 a 3 o que é compatível com o do couro cabeludo que deve ser acido para que não haja proliferação de microorganismos. Deduzindo então que o vinagre tem efeito anti-inflamatório e antibactericida explica-se a questão de higienização do couro.

Existe um dialogo do vinagre de maça tbm fechar as cutículas dos fios, e com esse intuito muitas fazem a mistura de 100ml ou 250ml de água para 1 colher de vinagre de maça e borrifam nos fios.

Essa mesma mistura eu tbm pesquisei e vi que é indicado para quem faz procedimentos químicos como relaxamento e tintura, pois ele ira ajudar no fechamento das cutículas e dar brilho aos fios, bom todas essas dicas são verdadeiras.

Mais ai a questão da lavagem fica meio confusa, pois se ele fecha a cutícula dos fios na lavagem, como vou hidratar os fios? Tive de pedir ajuda ao nosso querido Ronaldo que me disse que esse selamento não é imediato e sim gradativo. 

É uma questão de analise da tabela de ph do fios onde a escala acida (abaixo de 7) fecha as cutilas enquanto as alcalinas ( acima de 7) fecham.

Estou fazendo um resumo bem simples e pratico para explicar a vcs essa questão de PH e para nós quimicamente tratadas é um achado.





Bom eu fiz o teste e realmente limpa o couro cabeludo, eu tenho tendencia a caspa por ter a raiz oleosa então posso afirmar que ele limpa mesmo, do contrario não poderia usar, porém a indicação é que deve ser feito a cada 15 dias, embora eu tenha feito o teste o no meu cabelo 1 vez na semana e não tenho notado ressecar não.

A mistura é:


  • 3 colheres de condicionador sem silicones insolúveis ( porem testei com condicionador normal e tbm deu o mesmo efeito)
  • 2 colheres de vinagre de maça



Você mistura e aplica somente no couro cabeludo com os dedos e vai massageando, depois de alguns segundos massageando vc nota que a sujeita desprende e sai facilmente no enxague, e na hora de enxaguar o restante da mistura acaba que limpando o comprimento dos fios.

Eu estou fazendo cronograma com lavagens 2 vezes na semana pq não consigo mais tempo p fazer 3 vezes como era de costume antes, então aos sábados eu aplico essa mistura e nas quartas eu apenas aplico condicionador no comprimento dos fios e vou enluvando e desembaraçando com os dedos.

Façam o teste e vejam que realmente funciona, isso serve para aquelas que querem abrir mão do shampoo, vc pode alternar entre um shampoo sem sulfato e essa mistura, assim seus fios ressecam menos.

Espero que tenham gostado.

bjos

15 comentários:

  1. Pesquisando pelos blogs cabelísticos rs vi também que é bom pra ser usado contra o frizz. Sábado passado usei pela primeira vez.Acho que deu um bom resultado, mas gosto de usar os produtos mais de uma vez antes de dar meu veredito final rs.Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Raquel, ele ajuda no friz justamente por auxiliar no fechamento das cuticulas, com isso os fios ficam mais alinhados, é muito bom mesmo o vinagre.

      Excluir
  2. ótima dica vou experimentar!
    Seguindo!

    Convido você e suas leitoras a visitar meu blog, beijos

    http://umpoucodemim-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoreei á dica, tbm sou uma cacheeada e sempre estou atrás de novidades :)
    lindooo o seu cantinho *.*

    Dá uma visitinha la no meu blog
    http://vidaminha2127.blogspot.com.br/

    beeijinhoss :*

    ResponderExcluir
  4. é aconselhavel fazer permanente no meu cabelo ?. pois estou a 3 ou 4 meses sem quimica ele jah tem 4 dedos natural e o resto ta lizo e quebrado, gostaria de ter aluns cachinhos e assumir total meu black...:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice flor, não aconselho não, pois como vc mesma disse é muito pouco tempo e se ela ta quebrando é sinal que não vai aguentar, o que te oriento é faça o cronograma de cuidados conforme explico aqui no blog, e vá cortando aos poucos caso não queira cortar de uma vez, fazendo isso daqui uns 2 meses seus fios estarão mais fortes.... te indico tratamento com tutano de boi que ensino aqui no blog eu fiz e foi o que ajudou na epoca em que fiquei com 3 dedinhos lisos e ai sim apliquei o permanente pois a maior parte do cabelo estava sem quimica e ja fortalecida. qualquer duvida que surja na leitura é so perguntar.

      Excluir
  5. Danyzynha, vc acha que tal procedimento acarreta no ressacamento do cabelo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se usado mIz de 1 vez por semana sim, eu faco 1 vez na semana e fico bom o couro liMpo ate a proxima lavada.

      Excluir
  6. oi tenho cabelo crespo ,estou fazendo relaxamento,mas meu cabelo ñ que cachea de jeito nem um o que faço

    ResponderExcluir
  7. Flor da uma lida no post voltando aos cachos tem dicas legais la q podem te ajudar.

    ResponderExcluir
  8. oi, esse 1,5 significa u litro e meio de vinagre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa nunca vi o erro, obrigada pela observação, seria 1 colher e meia a 2 colheres

      Excluir