sábado, 25 de fevereiro de 2017

RELAXAMENTO COM HIDRÓXIDO DE CALCIO

Olá amores como falei nas postagens anteriores eu mudei do tioglicolato de amônia para o hidróxido de cálcio, anos atrás tive uma experiência ruim com guanidina onde perdi todos meus cacho, desde então tinha receio de usar! Recentemente fiz algumas pesquisas sobre o hidróxido de cálcio devido a febre do relaxante da salon line caixa verde que muitas meninas do grupo no face estavam usando e gostando muito, nesse meio tempo também fiz um curso pago sobre química em cabelos afros na Cia das Tranças aqui em SP salão afro muito conceituado.

E hoje venho trazer para vocês uma atualização na forma de relaxamento dos fios 😊


Observação

Toda aplicação é necessário fazer o teste de mecha, mais para quem não usa, fica o conselho... sempre tire uma mecha no cabelo da parte de trás da nuca, no meio e na frente do cabelo ( pq são 3 zonas diferentes onde a nuca é a parte mais saudável o topo onde tem mais atrito da água quente e travesseiro, a a parte de cima e mais sensível nessa área a química age mais rápido e com isso o tempo deve ser menor em relação as outras)

Aplique o produto deixe 10 min e analise se o resultado esta como vc deseja, vc tem que analisar vai deixar de 5 min, 10min, 15 até no máximo 20min qdo o intuito é soltar os cachos.

Faça tbm um teste de sensibilidade na pele pois vc pode ter alergia tbm no couro cabeludo e nuca.E lembrem-se cada cabelo uma sentença, por isso todo cuidado é pouco, esse passo a passo é uma dica pessoal minha, não sou profissional e não posso me responsabilizar pelos resultados de ninguém, creio que se a pessoa opta em relaxar em casa ela passa assumir seus riscos próprios .. só quero ajudar aquelas que vivem perguntando qual é a ordem de aplicação...


Você irá precisar de:
  • 1 Creme relaxante
  • 1 Neutralizante da mesma linha do creme relaxante
  • 1 Vasilha de plástico
  • 1 Espátula
  • 1 Pente de dentes bem largos


PASSO A PASSO:

Divida o cabelo em médios coques, isso vai dar em torno de 6 coques (2 da frente, 2 no topo e 2 na nuca)

 Comece pela frente ou pela nuca isso vai depender se vc vai fazer sozinho ou terá auxilio de alguém na hora de enxaguar. Lembre se o teste de mecha é justamente para vc saber qto tempo deixa em cada zona, pois cada cabelo reage de uma forma uns relaxam rápidos outros mais lento.

As dicas a baixo é muito importante para aquelas que tem fios mistos ou a parte de trás sempre é mais porosa ou nunca fica boa como as outras. Quem não tem tais problemas pode aplicar no cabelo tdo e usar um único tempo.


3º Vou usar uma base como exemplo, vamos supor que vc faca sozinha e vai começar da frente e seu teste deu 8 ou 10 minutos na frente.

Frente: separe uma mechas (dos coques q vc fez) e aplique com a espatula o creme vc pode usar um pente apenas para pentear e distribuir bem o produto, comece a contar o tempo. Faça isso até acabar as mechas 

Dando os 8 ou 10 minutos enxague com uma mangueira para facilitar só essa parte da frente e neutralize e deixe.

Topo: faça o mesmo processo da frente só que dessa vez deixe um pouco mais 3 minutos a 5min a mais ( isso se no seu teste esse tempo tiver dado certo) aplique em todas mechas dando o tempo enxague toda o relaxante dessa parte e da frente tbm (a não ser q consiga enxaguar so dessa, o q acho difícil kkk) como a parte da frente ja vai ter neutralizado não tem problema retirar. e aplique neutralizante só no topo não na frente ok a frente deixe presa apenas.

Nuca: Faça o mesmo processo da frente onde o tempo sera em torno de 10 minutos, aplicando em tdo enxague e neutralize, as outras partes vc pode aplicar mais um pouco de neutralizante tbm e deixe mais 15 minutos.

Gente espero q tenha sido clara nessas explicações de zonas e tempos.


 Se a química que vc escolheu for amônia a parte da neutralização é importante vc amassar bem os fios para estimular mais a definição, agora se for hidróxido não tem necessidade.


Após todo processo de relaxamento é muito importante fazer uma boa reconstrução para ajudar na nutrição dos fios, eu sempre opto por usar um acidificante conhecido como selante pois ele possui ph de 2 a 2,5 e ja vem com queratina, cisteína e outros ativos ( varia de marca p marca). gosto de fazer uma nutrição nos fios e depois de enxaguar deixo o selante de 3 a 5 minutos e enxáguo. O selante garante que as cutículas iram ficar fechadas e com isso o risco de porosidade é menor. Não custa um acidificante comprei um recente da eico e paguei 28,00.

Para quem não tem existe uma receita caseira porém ja aviso que não tem comparação com o selante profissional, embora o uso do vinagre é muito comum entre as cacheadas, acho que ele resseca sim um pouco os fios ainda mais p quem faz relaxamento mais é um quebra galho simples.

Enxague com 200ml de água + 3 colheres de vinagre de maça


ESPERO QUE ESSAS DICAS AUXILIEM, MINHA INTENÇÃO NÃO É INDICAR OU INFLUENCIAR NINGUÉM ATÉ PQ ACHO QUE CADA UMA FAZ O QUE ACHAR MELHOR NO SEU CABELO, MAIS COMO TO VENDO MUITAS COM ESSA DUVIDA DE APLICAÇÃO E SEI QUE MUITAS TBM FAZEM EM CASA ACHEI INTERESSANTE DEIXAR ESSE PASSO A PASSO QUE APRENDI NO CURSO 


Abaixo as fotos de como ele esta, lembrando que a parte que relaxei com calcio e em torno de 5 a 6 dedos (6 meses de pausa)



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário